Poucos designers de jogos são mais famosos do que Shigeru Miyamoto. Uma lenda dos videogames, há mais de 30 anos ele faz sucesso mundial trabalhando junto com a Nintendo. Entre o rol dos grandes games desenvolvidos por Miyamoto, ele participou da criação de Mario, Zelda, Donkey Kong, Star Fox e tantos outros.

Com um currículo tão relevante, Miyamoto, respeitado em todo mundo dos videogames, deu uma entrevista para o canal do YouTube “Fox” em que detalhou o que ele prioriza e utiliza na hora de criar grandes sucessos.

Miyamoto revolucionou o mundo dos games desde o início de seus trabalhos, no fim da década de 1970. Ele cita que foi um dos primeiros que criaram jogos sem trabalhar exclusivamente como engenheiro de hardware. “Quando comecei, a maioria dos desenvolvedores eram engenheiros. Eu, desenhista, tinha uma visão diferente”, conta o japonês. Logo no quarto jogo desenvolvido, ele criou Donkey Kong, que é um dos maiores sucessos da história.

Um dos principais básicos de Miyamoto é não seguir apenas a tendência. O japonês gosta de pensar fora do senso comum e de evitar ir na onda do que está sendo produzido. “Eu gosto de explorar o que ninguém ainda explorou”, afirma o designer de jogos. Em 1998, quando a internet ainda não era um fenômeno globalizado, ele já antecipava que os jogos online seriam a grande sensação entre os gamers.

Como outro pilar no desenvolvimento de histórias, Miyamoto prioriza a simplicidade e é imprescindível que esteja presente na história durante o início: “É necessário ser descomplicado. A primeira coisa que o jogo precisa ter é o senso de completar algo e o jogador a satisfação de ser recompensado de alguma maneira”.

Miyamoto também compartilha que ele procura que seus games tenham o senso de imersão. “É importante ter a sensação de que você está imerso no jogo, de que você virou um herói”, afirma o designer.

E como tornar um jogo imersivo? Além da simplicidade dos controles, como aponta Miyamoto, também é preciso criar personagens cativantes e que sejam carismáticos de alguma forma com o público. Além do protagonista, Super Mario Bros, lançado em 1995, resultou em vários outros famosos no mundo dos games, como as tartarugas inimigas de Mario (Koopa Troopa), um dos mais icônicos da história dos videogames.

Mais de 30 anos se passaram desde a estreia do Mario e o game segue muito popular no mundo todo. Só em 2017, foram lançados oito jogos envolvendo o icônico personagem.

Um dos segredos da simplicidade de Miyamoto ao criar jogos é tornar com que tudo seja intuitivo. Dessa maneira, não é necessário desperdiçar tempo aprendendo em tutorial como o game funciona. Assim, com o Donkey Kong, ele projetou um esquema de jogo vertical, enquanto no Mario ele fez com que o game sempre fosse progredido do lado esquerdo para o direito.

Outro ponto que ajuda na simplicidade dos jogos de Miyamoto é utilizar símbolos mundialmente conhecidos. Na primeira fase de Super Mario Bros., por exemplo, símbolos como interrogação e cogumelo aparecem logo de cara. Miyamoto afirma que nada disso é aleatório, e que essa simplicidade faz que o jogador saiba como jogar o game em poucos movimentos.

Simplicidade, criatividade e pensar além do senso comum. Com esses princípios, Miyamoto cravou seu nome na história dos videogames e tem um legado mundial. Uma história de muito sucesso de alguém que ainda está na ativa e segue produzindo grandes jogos.

 

 

Comentários

Copyright © 2017 Tapioca Mecânica.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Luke Design Studio




Copyright © 2017 Tapioca Mecânica.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Luke Design Studio

Share This